“O desenho não é o que vemos, mas o que deve ser feito para que os outros vejam. O desenho não é forma, é a maneira como a forma é vista”.
“A arte é um meio puramente artificial e refinado de levar o espectador, ardilosamente, a pensar que a realidade se encontra diante dele”.
Edgar Degas
CONCEPÇÃO DO ENSINO DE ARTE Ensinar Arte ao longo do Ensino Fundamental e Médio demanda o entendimento de dois pontos essenciais: Arte é área do conhecimento humano, patrimônio histórico e cultural da humanidade; A manifestação artística tem em comum com outras áreas do conhecimento um caráter de busca de sentidos, criação, inovação. Essencialmente, por seu ato criador, em qualquer das formas de conhecimento humano, ou em suas conexões, o homem estrutura e organiza o mundo, respondendo aos desafios que dele emanam, em um constante processo de transformação de si e da realidade circundante. (PCN/ARTE, 1998, p. 30) Arte é linguagem, portanto, sistema simbólico de representação: Quando falamos em linguagem, logo nos vêm à mente a fala e a escrita. Estamos tão condicionados a pensar que a linguagem é tão somente a linguagem verbal, oral e escrita e, do mesmo modo, que ela é a única forma que usamos para saber, compreender, interpretar e produzir conhecimento no mundo, que fechamos nossos sentidos para outras formas de linguagem que, de modo não verbal, também expressam, comunicam e produzem conhecimento. O que então é linguagem? Pode-se dizer que linguagem é um sistema simbólico e toda linguagem é um sistema de signos (...). Nossa penetração na realidade, portanto, é sempre mediada por linguagens, por sistemas simbólicos. O mundo, por sua vez, tem o significado que construímos para ele. Uma construção que se realiza pela representação de objetos, s e conceitos que, por meio dos diferentes sistemas simbólicos, diferentes linguagens, a nossa consciência produz. (Martins, 2010, p. 32 – 33)
CONCEPÇÃO DO ENSINO DE ARTE
ResponderExcluirEnsinar Arte ao longo do Ensino Fundamental e Médio demanda o entendimento de dois pontos essenciais:
Arte é área do conhecimento humano, patrimônio histórico e cultural da humanidade;
A manifestação artística tem em comum com outras áreas do conhecimento um caráter de busca de sentidos, criação, inovação. Essencialmente, por seu ato criador, em qualquer das formas de conhecimento humano, ou em suas conexões, o homem estrutura e organiza o mundo, respondendo aos desafios que dele emanam, em um constante processo de transformação de si e da realidade circundante. (PCN/ARTE, 1998, p. 30)
Arte é linguagem, portanto, sistema simbólico de representação:
Quando falamos em linguagem, logo nos vêm à mente a fala e a escrita. Estamos tão condicionados a pensar que a linguagem é tão somente a linguagem verbal, oral e escrita e, do mesmo modo, que ela é a única forma que usamos para saber, compreender, interpretar e produzir conhecimento no mundo, que fechamos nossos sentidos para outras formas de linguagem que, de modo não verbal, também expressam, comunicam e produzem conhecimento.
O que então é linguagem? Pode-se dizer que linguagem é um sistema simbólico e toda linguagem é um sistema de signos (...). Nossa penetração na realidade, portanto, é sempre mediada por linguagens, por sistemas simbólicos. O mundo, por sua vez, tem o significado que construímos para ele. Uma construção que se realiza pela representação de objetos, s e conceitos que, por meio dos diferentes sistemas simbólicos, diferentes linguagens, a nossa consciência produz. (Martins, 2010, p. 32 – 33)