EIXOS NORTEADORES DA DISCIPLINA – APRECIAR, PRODUZIR E CONTEXTUALIZAR.
Produzir/Criar: o fazer artístico
O eixo Produzir refere-se à ação de construir, fazer, criar, momento em que o aluno se dedica a dar formas as suas ideias desenhando, pintando, esculpindo, modelando, recortando, colando, cantando, tocando um instrumento, compondo, atuando, dançando, representando, construindo personagens e outras formas de produção artística.
O exercício de pensar/construir/fazer estético e artístico compreende procedimentos técnicos e inventivos de modificar, alterar, produzir novas formas, nas diferentes linguagens, por meio de informações proporcionadas pelo mundo da natureza e da cultura em que vive o educando. É necessário pesquisar, experimentar, testar, avaliar, recomeçar em busca do conteúdo e da forma que representará a sua ideia, seu pensamento, seu sentimento por meio dos códigos não verbais. Esse fazer é único e exclusivo de cada um, pois a busca é pela representação artística que possui a marca de quem a fez e que represente sua visão de mundo, sua forma de pensar e sentir a vida.
Apreciar/Fruir: apreciação significativa da arte e do universo a ela relacionado.
Nesse eixo, é possível aprender, por meio da apreciação estética, por quais motivos a obra se originou, que intenções ela revela, que sensações ela provoca, que pensamentoss ela gera, com quais técnicas foi produzida, que elementos expressivos e materiais foram utilizados, em que contexto social, histórico, político ou religioso foi concebida. É o próprio ato de perceber, ler, analisar, interpretar, criticar, refletir sobre um texto sonoro, pictórico, visual, corporal. Supõe a decodificação e interpretação dos signos das linguagens da arte a partir de uma “conversa” entre o apreciador e a obra. Ao apreciar, o aluno colocará em ação a intuição, a imaginação, a percepção. O professor, em suas aulas, ao proporcionar a seus alunos a leitura das mais diversas obras de arte e produtos artísticos, de todas as épocas, povos, países, culturas, gêneros, estilos, movimentos, técnicas, autores, artistas contribuirá com a formação cultural, artística e estética de seu aluno.
Contextualizar/Refletir: a arte é produto da variedade de culturas que fazem parte da história.
Além do produzir e do apreciar arte, ao contextualizar a obra de arte é possível aprender os diferentes contextos em que a arte foi produzida. Culturas, estilos e tendências, além de características fazem parte da contextualização. Todo o panorama social, político, histórico cultural em que foi produzida e como a obra se insere no momento de sua produção são relações significativas que estão contidas na contextualização que pode ser:
Sincrônica: a contextualização acontece por meio da análise do objeto em relação à época e a sociedade que o gerou.
Diacrônica: a contextualização acontece através dos tempos, isto é, como o objeto estudado é utilizado em diferentes tempos e quais relações possui com objetos semelhantes de épocas anteriores.
Produzir/Criar: o fazer artístico
O eixo Produzir refere-se à ação de construir, fazer, criar, momento em que o aluno se dedica a dar formas as suas ideias desenhando, pintando, esculpindo, modelando, recortando, colando, cantando, tocando um instrumento, compondo, atuando, dançando, representando, construindo personagens e outras formas de produção artística.
O exercício de pensar/construir/fazer estético e artístico compreende procedimentos técnicos e inventivos de modificar, alterar, produzir novas formas, nas diferentes linguagens, por meio de informações proporcionadas pelo mundo da natureza e da cultura em que vive o educando. É necessário pesquisar, experimentar, testar, avaliar, recomeçar em busca do conteúdo e da forma que representará a sua ideia, seu pensamento, seu sentimento por meio dos códigos não verbais. Esse fazer é único e exclusivo de cada um, pois a busca é pela representação artística que possui a marca de quem a fez e que represente sua visão de mundo, sua forma de pensar e sentir a vida.
Apreciar/Fruir: apreciação significativa da arte e do universo a ela relacionado.
Nesse eixo, é possível aprender, por meio da apreciação estética, por quais motivos a obra se originou, que intenções ela revela, que sensações ela provoca, que pensamentoss ela gera, com quais técnicas foi produzida, que elementos expressivos e materiais foram utilizados, em que contexto social, histórico, político ou religioso foi concebida. É o próprio ato de perceber, ler, analisar, interpretar, criticar, refletir sobre um texto sonoro, pictórico, visual, corporal. Supõe a decodificação e interpretação dos signos das linguagens da arte a partir de uma “conversa” entre o apreciador e a obra. Ao apreciar, o aluno colocará em ação a intuição, a imaginação, a percepção. O professor, em suas aulas, ao proporcionar a seus alunos a leitura das mais diversas obras de arte e produtos artísticos, de todas as épocas, povos, países, culturas, gêneros, estilos, movimentos, técnicas, autores, artistas contribuirá com a formação cultural, artística e estética de seu aluno.
Contextualizar/Refletir: a arte é produto da variedade de culturas que fazem parte da história.
Além do produzir e do apreciar arte, ao contextualizar a obra de arte é possível aprender os diferentes contextos em que a arte foi produzida. Culturas, estilos e tendências, além de características fazem parte da contextualização. Todo o panorama social, político, histórico cultural em que foi produzida e como a obra se insere no momento de sua produção são relações significativas que estão contidas na contextualização que pode ser:
Sincrônica: a contextualização acontece por meio da análise do objeto em relação à época e a sociedade que o gerou.
Diacrônica: a contextualização acontece através dos tempos, isto é, como o objeto estudado é utilizado em diferentes tempos e quais relações possui com objetos semelhantes de épocas anteriores.
Interativa: relaciona o objeto de estudo com o presente e sua função na atualidade.
Tendo em conta os três eixos como articuladores do processo de ensino e aprendizagem, acredita-se que para a seleção e a organização dos conteúdos gerais de Artes Visuais, Música, Teatro e Dança por ciclo é preciso considerar os seguintes critérios:
Conteúdos que favoreçam a compreensão da arte como cultura, do artista como ser social e dos alunos como produtores e apreciadores;
Conteúdos que valorizam as manifestações artísticas de povos e culturas de diferentes épocas e locais, incluindo a contemporaneidade e a arte brasileira;
Conteúdos que possibilitem que os três eixos da aprendizagem possam ser realizados com grau crescente de elaboração e aprofundamento. (PCN, Arte p.51).
Tendo em conta os três eixos como articuladores do processo de ensino e aprendizagem, acredita-se que para a seleção e a organização dos conteúdos gerais de Artes Visuais, Música, Teatro e Dança por ciclo é preciso considerar os seguintes critérios:
Conteúdos que favoreçam a compreensão da arte como cultura, do artista como ser social e dos alunos como produtores e apreciadores;
Conteúdos que valorizam as manifestações artísticas de povos e culturas de diferentes épocas e locais, incluindo a contemporaneidade e a arte brasileira;
Conteúdos que possibilitem que os três eixos da aprendizagem possam ser realizados com grau crescente de elaboração e aprofundamento. (PCN, Arte p.51).
Ganhar dinheiro com PTC - Você não vai gastar nada
ResponderExcluirOlá queridos(a) se você é daqueles que costumam passar a maior parte do dia na frente do computador apenas navegando pela internet que tal profissionalizar o seu passatempo e ainda ganhar um dinheirinho para complementar sua renda no final do mês? Sim, estamos falando de ter renda pela Internet, mas isso não significa que será moleza ou que você se tornará milionário da noite para o dia.
mais ganhará uma grana extra ( Blog), esses são meus referencias, ao se cadastrar estará fazendo parte da minha equipe. Sendo assim, mostrarei que você poderá adquirir dinheiro e sem gastar nada.
Links para cadastro :
http://www.neobux.com/?r=saranasc123
https://www.paidverts.com/ref/nasc123
meu clixsense ( http://csl.ink/lLa ) ( muito bom )
http://www.netprofitbux.com/?ref=sueira
http://www.publipt.com/pages/index.php?refid=sueira
http://www.AWSurveys.com?R=4015648
Meu e-mail para contato caso tenha se cadastrado em minha equipe: sara.nasc123@gmail.com.
copie o link e cole na barra de pesquisa do seu navegador internet. Desde já obrigada pela atenção!
Explicação com os videos: Obrigada pela atenção
https://www.youtube.com/watch?v=6nFrLzqs6zU ( Clixsense )
https://youtu.be/LKl2-QXaD28
http://adf.ly/16UoRx paidvert
http://adf.ly/16UqJ3 neobux
https://www.youtube.com/watch?v=tbW4_gs_xN8 (paidverts)
https://www.youtube.com/watch?v=LdlL53632t8 ( publipt )
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMe ajudou demais, um texto que especifica sobre os três eixos.
ResponderExcluirObrigado pela ajuda.
ResponderExcluirEsse texto atingiu minhas dúvidas que agora sumiram. Agradecida
ResponderExcluir